quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Pré-Universariedades #2

         Olá Santiago de Compostela!


Passaram alguns dias desde o meu último post e já algumas coisas mudaram. Segunda-feira matriculei-me na universidade de Santiago de Compostela no curso de medicina. Santiago não fazia realmente parte do sonho, mas tornou-se na melhor opção quando se levantaram as barreiras de que já vos falei em relação a Salamanca.
Inicialmente, a ideia de ir estudar para a Galiza causou-me grande estranheza por não conhecer a zona, por se falar galego e não castelhano, e por à partida não conhecer ninguém que ali fosse estudar. Em relação a Salamanca, tinha lá amigos, já tinha estado várias vezes na cidade e estava-me a habituar ao castelhano há tanto tempo que não seria esse o pormenor que mais iria atrapalhar.
Talvez tenha idealizado demasiado sobre Salamanca que custou olhar numa nova direção. O certo é que a cidade de Santiago é bastante bonita e as pessoas na universidade se mostraram simpáticas.
Toda a família gostou da ideia de ir estudar para lá, só que os 400km que nos irão separar não irão poder ser contornados com tanta frequência…

10 comentários:

  1. Vais para uma cidade lindíssima :) desejo-te muito boa sorte em todo o teu percurso académico e espero que tudo corra da maneira que tu desejas! Aqui entre nós, eu acho que tu vais BRILHAR durante todo o curso. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. admiro imenso a força que estás a ter :D vai tudo correr bem e a cidade é muito bonita *

    ResponderEliminar
  3. O que interessa é que vais tirar o curso que gostas e que te adaptes bem :)

    Força*

    ResponderEliminar
  4. Mas se esse curso é o teu sonho é seguir em frente ;) Eu pessoalmente adoro Santiago, já fiz o caminho de Santiago e passei dois dias na cidade e adorei. Espero voltar lá muitas mais vezes e espero que corra tudo bem com a tua adaptação ;)

    ResponderEliminar
  5. muitas felicidades futura Shô'tôra :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Rafaela!

    Eu sou do Porto, e estudo Medicina em Lisboa há cinco anos. Não te vou mentir, no início é difícil. A adaptação, o ficar longe da família, o viver sozinha, o teres de te virar sozinha. Mas com o tempo começas a ver as vantagens fantásticas que estudar fora de casa de traz: tens muito mais liberdade, podes fazer o que bem te apetecer e não tens de dar justificações a ninguém :)

    Dou-te um conselho: vai de alma e coração abertos. Entrega-te às pessoas, faz novas amizades, conhece gente. Está disponível :) E vais ver que tudo vai correr bem :)

    Espero que encontres no curso a felicidade que eu encontrei ;) E se precisares de alguma coisa podes contar comigo :)

    Eu tenho uma amiga a estudar Medicina em Santiago, queres que te dê o contacto dela? :)

    Beijinhos e tem uma boa noite :)

    ResponderEliminar
  7. Não te preocupes, eu moro muito próximo da Galiza e sempre lá fui com muita frequência. As pessoas são simpáticas e eu acho uma zona muito mais parecida com Portugal que outras zonas de Espanha onde já estive. Santiago de Compostela é uma cidade muito gira e o ambiente universitário também é muito forte. Conheço pessoas que estudaram lá e gostaram muito. Quando ao Galego, será a menor das tuas preocupações, é mais parecido com o português que o castelhano, o sotaque soa muito xxxx, mas a nível de vocabulário tem muito semelhante a português. Os estudiosos da língua até dizem que é uma derivante do português e não do castelhano, tem zero a ver com as outras linguas "estranhas" tipo Catalão que se falam noutras zonas de Espanha. Diverte-te. Aproveita. Sê Feliz :)

    ResponderEliminar
  8. tb tenh uma colega que foi para esse curso nessa universidade :P eheheh e olha está a gostar... as pessoas sao simpaticas vais ver que te vais dar bem =D beijinho*************

    ResponderEliminar
  9. olá! entraste onde quero entrar e no curso que também ambiciono. gostava de falar um pouco contigo :) tenho algumas dúvidas e se me pudesses ajudar era muito fixe :) obrigada e se concordares, comenta o meu blog ;)

    ResponderEliminar
  10. olá mais uma vez :p
    sim, estou mesmo em pânico, é tudo novo para mim :s
    estou a preparar-me para os exames de selectividad que vou fazer em setembro a madrid e acho que não o estou a fazer da melhor forma :s tenho pouco tempo e estou a fazer tudo sozinha, o que me preocupa bastante :/ tenho os livros (emprestaram-me), mas estou a desesperar com a biologia (que sempre foi o meu problema nos exames de Portugal). A química ainda nem olhei bem para ela, mas o que já estudei e resolvi exercícios parece-me mais fácil que a biologia.
    Desculpa o testamento, provavelmente agora o que menos queres é ouvir falar dos exames de selectividad outra vez :p

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião!
;D